5 coisas que você não sabia sobre Percy Jackson

Que Percy Jackson é uma saga muito famosa no Brasil todo mundo sabe. Os fãs clubes são insistentes e fiéis à saga desde o primeiro lançamento do livro O Ladrão de Raios. Mas será que a gente sempre sabe de tudo mesmo? Vamos apresentar aqui 5 coisas que a grande maioria dos fãs de Percy Jackson não sabem sobre essa saga maravilhosa.


1. Os personagens existem na vida real

Rick e Haley Riordan

Tudo começou com Rick criando histórias para seu filho Haley, que estudava mitologia grega na escola e havia sido diagnosticado com TDAH e Dislexia. Dessa forma, podemos ver Haley como o Percy nas histórias, o que faria do Rick o próprio Poseidon, explicando muito da mudança na releitura do deus grego no Riordanverso. Além desses personagens, Rick comentou que outros participantes de O Ladrão de Raios, como a Sra. Dodds, também foram inspirados em pessoas do circulo social do escritor, como colegas na faculdade onde ele lecionava.

2. Percy Jackson não foi a primeira saga idealizada por Rick Riordan

Livros de Magnus Chase e os deuses de Asgard

Mas Portal, O Ladrão de Raios foi sim o primeiro livro das sagas do Rick a ser lançado! Sim! Foi. Mas quando Ladrão de Raios foi lançado, Rick já tinha uma ideia em mente. Veja, a primeira história que ele queria escrever quando ainda estava na faculdade era sobre um jovem herói que participava de muitas aventuras no pós vida… Parece familiar, não é? Isso mesmo, a primeira ideia de escrita de Rick foi lançada muitos anos depois como Magnus Chase!

3. Percy Jackson foi acusado de ser um plágio de Harry Potter

Rick Riordan e JK Rowling

Isso aconteceu há muuuito tempo. Inclusive tem um post do próprio Rick Riordan em seu blog falando sobre isso, em 2005. A comparação, por parte dos fãs, é natural — e na maioria das vezes equivocada. Veja, vários fatores foram levados em consideração, como: Plataforma 9 3/4 e 600o andar do Empire State. Ambos tem a mesma origem: a ideia de uma entrada mágica para um mundo mágico escondida no mundo mortal, e essa origem vem da própria mitologia grega que ilustrava da mesma forma algumas entradas para o mundo inferior. Uma série de outras acusações aconteceram, mas são águas passadas, né? Em resumo podemos dizer que o sucesso de Harry Potter acabou trazendo para muitas pessoas a ideia de que o que vimos nos livros e filmes da saga foi inventado para aqueles livros e filmes, e no fundo sabemos que não é real. A própria mitologia grega, antiga como é, está presente em muitas coisas da nossa realidade, aparece em Harry Potter e ainda muito mais em Percy Jackson

4. Existe um Musical de O Ladrão de Raios

Annabeth, Percy e Grover do musical The Lightning Thief: The Percy Jackson Musical

Essa já é conhecida pela maioria dos fãs, mas ainda um choque para muitos que descobrem. A nossa equipe ainda não pode assistir ao musical, mas assim que conseguirmos vamos trazer conteúdo direto para o site. Veja o que sabemos até então:

O musical foi inicialmente apresentado em New York City Off-Broadway no Lucille Lortel Theatre pela Theatreworks USA em 2014 como um musical de uma hora, parte de sua série de teatro gratuito, e seguiu para uma turnê nacional. Uma nova versão, com uma nova partitura e um roteiro atualizado e expandido foi produzida com prévias de 23 de março de 2017, e uma abertura oficial em 4 de abril e uma última apresentação em 6 de maio no Lucille Lortel Theatre. Esta produção teve um novo elenco, exceto por Kristin Stokes como Annabeth Chase.

Ainda não encontramos onde assistir ao musical legendado em português mas você pode conferir as músicas legendadas nessa playlist ou também ouvi-las diretamente no spotify

5. Rick Riordan nunca assistiu aos filmes de Percy Jackson

Rick Riordan declara seu descontentamento com os filmes
Rick Riordan declara que nunca assistiu aos filme

Que os filmes são uma grande decepção no quesito de adaptação dos livros todos nós sabemos. Agora, se para os fãs isso já é duro de ver, imagina para o autor da saga. Durante toda a produção, Rick foi contra a maioria das decisões da Fox — mudar a idade dos personagens principais, por exemplo — e não foi ouvido. Parece que todo esse processo foi realmente desgastante para o autor, ao nível de ele sequer conseguir assistir aos filmes. Sinceramente, podemos culpá-lo? Muitos dos fãs de Percy Jackson iriam preferir apgar o filme da memória mesmo.

Isso é tudo

Esperamos que tenha gostado dessa listinha de curiosidades. Conta pra gente nos comentários quais delas você ainda não sabia e, se tiver alguma outra curiosidade, envia pra gente nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *